A Secretaria Municipal de Habitação e Defesa Civil iniciou semana passada o processo de interdição e um prédio em construção na cidade de Mamanguape. O imóvel fica localizado à Rua Irineu Dias, Alto de Cemitério.
De acordo com o secretário da Habitação e Defesa Civil, Alex Figueiredo, uma vistoria in loco foi realizada pelos técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Corpo de Bombeiro Militar, depois de serem acionados por moradores residentes próximos do prédio em construção. A ação foi realizada após o desabamento de parte da estrutura ter desabado, supostamente causada por fortes pancadas de vento e as últimas chuvas caídas na região.
Segundo o órgão, moradores notaram que as paredes estava com “balanços” tanto do lado de fora quanto de dentro e que estavam aumentando com o tempo, até se ouvir um forte estrondo, constatando o desabamento de parte da estrutura. Vídeos do momento do sinistro foram entregues a Defesa Civil para anexar ao processo.
Pelo Parecer Técnico 006/2021 da Defesa Civil, o engenheiro responsável constatou que não há evidência de projeto estrutural e nem ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, de um profissional para execução da obra. Já o Relatório de Vistoria emitido pela 3ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, considera que há risco de acidente e pede imediata interdição do local. A Sedurb realizou a notificação dando prazo de cinco (05) dias para regularização de toda documentação, sob pena de embargo da obra.
O secretário Alex Figueiredo fez um apelo a população para que denunciem construções irregulares, para evitar sinistros do tipo e não ocorrer acidentes que possam transtornos e vítimas fatais. “Constatamos um grande perigo para as pessoas. Por muito pouco não tivemos vítimas no local. Queremos que as pessoas colaborem com os órgãos, passando informações que possam evitar tragédias”.