A Paraíba vai receber 113.600 doses de vacinas da Coronavac e Pfizer, nesta quinta-feira (24). Serão 66.800 doses do imunizante do Butantan, que desembarcam no estado às 11h40, e 46.800 doses da Pfizer, e chegam por volta das 15h15 ao Aeroporto Castro Pinto. A informação foi confirmada pelo secretário de saúde do estado, Geraldo Medeiros, nesta quarta-feira (23).
De acordo com Geraldo Medeiros, a Coronavac deve ser disponibilizada para aplicação da primeira e segunda dose, já a Pfizer será destinada à imunização com a primeira dose.
A Secretaria de Estado da Saúde deve realizar a distribuição aos 223 municípios ainda nesta quinta, para agilizar o processo de imunização. Alguns, inclusive, paralisaram a vacinação devido à falta de imunizantes.
Na sexta (25), também deve chegar o primeiro lote da vacina Janssen, com cerca de 26.550 mil doses, que deve ser destinada ao público geral de 18 a 59 anos, que não está incluso em prioridades. Elas não poderão ser aplicadas em grávidas e puérperas.
A expectativa inicial era de que fossem enviadas 52,6 mil doses da Janssen ao estado, mas esse total deve cair pela metade. Isso porque, ao invés do lote com 3 milhões de doses, o Brasil recebeu apenas 1,5 milhão. O contrato do governo federal com a farmacêutica prevê a entrega de um total de 38 milhões de doses.
Como a vacina é aplicada em dose única, uma aplicação da Janssen equivale a duas doses dos demais imunizantes que estão sendo aplicados no Brasil (Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca).
G1