O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira que, no que depender do governo federal, a Copa América 2021 acontecerá no Brasil. Na segunda-feira, após a Conmebol anunciar o país como nova sede, o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, afirmou que a realização do torneio ainda não estava confirmada.
Agora, Bolsonaro disse que consultou “todos os ministros interessados”, inclusive o da Saúde, e disse que todos concordaram. O presidente não mencionou as exigências citadas por Ramos na véspera, como a não presença de público e a vacinação de todos os jogadores e integrantes das delegações.
— Copa América. Sim. Fui instado no dia de ontem, pela CBF. Conversei com todos os ministros interessados. Da nossa parte, positivo — disse Bolsonaro, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada. — No que depender de mim, e de todos os ministros, inclusive da Saúde, está acertado, haverá. Protocolo é o mesmo da Libertadores.
Como o GLOBO mostrou, Bolsonaro foi acionado diretamente pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, na manhã de segunda-feira para falar sobre o interesse da Conmebol em realizar a Copa América no Brasil. O presidente se mostrou favorável imediatamente, segundo interlocutores e comunicou ao secretário especial de Esportes, Marcelo Magalhães, do início das negociações.
Nesta terça, o presidente confirmou que deu o “sinal verde” após ser consultado pela CBF:
— O Brasil foi sondado pela CBF e eu dei sinal verde, no que depender do governo federal.
‘Assunto encerrado’
Mais tarde, durante evento no Palácio do Planalto, Bolsonaro voltou a comentar a questão. Disse que, após o primeiro contato da CBF, afirmou que “a princípio” concordava em trazer a competição ao Brasil, mas que teria que consultar os ministros envolvidos.
— Fui procurado pela CBF com a informação de que a Argentina não iria mais sediar a Copa América e se o Brasil poderia sediá-la. A primeira resposta foi: “a princípio, sim”. Por que eu falo “a princípio”? Porque eu consulto meus ministros — disse, acrescentando: — Conversei com os ministros que poderiam estar envolvidos nesse evento. E foi unânime, Deixou bem claro. Foi unânime. Todos deram sinal positivo.
De acordo com Bolsonaro, da parte do governo federal o assunto está “encerrado”:
— Considero, da parte do governo federal, como já tratei com o ministro-chefe da Casa Civil, general Ramos, assunto encerrado. Todos os meus ministros são favoráveis à Copa América no Brasil, com os mesmos protocolos das Eliminatórias e da Libertadores. Caso encerrado.
O Globo