Grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) com comorbidades e hemofílicos com mais de 18 anos começam a ser vacinados contra a Covid-19 neste sábado (1°), em João Pessoa.
De acordo com a prefeitura, no sábado podem vacinados com a primeira dose da Astrazeneca os trabalhadores da saúde a partir de 40 anos, pessoas com comorbidades com 50 anos ou mais, gestantes e puérperas com comorbidades e hemofílicos com mais de 18 anos.
Este público será atendido, por agendamento, em 23 ginásios (confira locais abaixo) das 8h às 12h e nos pontos de drive-thru do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o acesso sendo feito pelo Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), das 8h às 20h.
A segunda dose da Coronavac será aplicada para quem recebeu a primeira em até 4 de abril. Estes receberão o imunizante nos drive-thru, das 8h às 20h, do Santuário Mãe Rainha (Aeroclube) e Mangabeira Shopping.
Para ser vacinado, é preciso apresentar um documento oficial com foto, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. Os trabalhadores de saúde devem portar, ainda, uma declaração do local de trabalho ou contracheque e carteira do conselho correspondente para os profissionais de saúde.
Para quem tiver comorbidade, é necessário levar uma cópia da documentação que comprova a comorbidade do paciente, que ficará retida para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público.
Quem for tomar a segunda dose deve levar o cartão de vacinação com a primeira dose indicando a data até 4 de abril (para Coronavac).
Os trabalhadores de saúde que irão tomar a vacina devem apresentar os seguintes documentos, devendo levar cópias para ficarem retidas: carteira do conselho profissional mais a declaração que comprove o trabalho direto com síndrome gripal ou contracheque.
Grande parte do grupo formado por idosos institucionalizados, a partir de 60 anos, e os trabalhadores das instituições de longa permanência já foi vacinado. Porém, o agendamento para a vacinação desses idosos com restrições de locomoção continua sendo realizado pelos telefones 3214-7219 e 3214-7971.
É preciso que o grupo especial, de pessoas com comorbidade, levem uma documentação que comprove suas condições. De acordo com a prefeitura de João Pessoa, os documentos ficarão retidos e disponíveis para averiguação do Ministério Público.
Segundo o município, o ideal é que as pessoas que serão vacinadas façam o agendamento na plataforma da prefeitura – com site e o aplicativo ‘Vacina João Pessoa’. A ação pode evitar a formação de filas de veículos.
G1