Em meio a pandemia da Covid-19 e ao crescente número de óbitos, a Paraíba tem 25 pacientes esperando por um leito adequado na manhã deste sábado (27).
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros. somente na 1ª macrorregião, que tem João Pessoa como referência, são quatro pacientes em fila de UTI, sendo dois internados em Unidade de Pronto Atendimento (UPAs), uma delas em João Pessoa.
Na 2ª macro, que é a região de Campina Grande, há dois pacientes em fila de enfermaria, e na 3ª macro, no Sertão do estado, há um paciente em fila de UTI.
No começo do mês, a Paraíba chegou a ter 58 pessoas na fila de espera por uma UTI para o tratamento da Covid e depois esse número caiu para 35.
De acordo com o secretário executivo de saúde, Daniel Beltrammi, a ocupação de leitos se refere às pessoas que estão deitadas em leitos e o percentual varia de acordo com as altas e mortes de pacientes. “Toda vez que isso acontece, temos um tempo para ter acesso a esses números. Nesse intervalo é que acontece essa porcentagem, que não chega a 100%”, explicou.
O secretário também explicou a diferença entre as situações de sobrecarga e de colapso. “No colapso, as Unidades de Pronto Atendimento já não têm condições de receber mais pacientes, pois não conseguem mais mandar para os hospitais. Estamos trabalhando para que a Paraíba não chegue a isso”.
O secretário Geraldo Medeiros explicou, na segunda-feira (15) que as pessoas que aguardam na fila estão em ventilação mecânica em UPAs ou em Unidades de Decisão Clínica.
PB Agora