A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) concluiu a primeira etapa de uma das importantes obras executadas na Capital – a implantação do sistema de drenagem da Avenida Padre Azevedo, no Centro. A obra vai assegurar o escoamento das águas pluviais da Lagoa e da região no entorno do Terminal de Integração, no Varadouro, acabando com os alagamentos ocorridos por décadas no local em períodos de chuva.
O sistema de drenagem da Avenida Padre Azevedo, que compreende, além da drenagem, a recuperação do pavimento e recapeamento da via, integra a primeira etapa do projeto para a região, que incluiu ainda a Rua Desembargador Trindade e o Terminal de Integração, que também receberam os mesmos serviços.
Com a conclusão da primeira etapa, que conta com uma extensão de cerca de 450 metros, a PMJP executou 72% da obra, beneficiando condutores e pedestres que circulam diariamente pela área.
Segunda etapa – E as obras não param. A segunda etapa, que inclui a drenagem, recuperação da pavimentação e recapeamento da Avenida Sanhauá e da Rua Praça Olavo Bilac, no Varadouro, continuam em execução. Na obra, cujos trabalhos estão sendo executados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o governo municipal está investindo R$ 2,8 milhões.
“A execução de obras que diminuem os alagamentos e melhoram a mobilidade urbana tem sido um dos focos da gestão do prefeito Luciano Cartaxo”, destacou o secretário da Seinfra Cássio Andrade.
Mais obras – A Prefeitura de João Pessoa tem realizado uma série de intervenções para deixar a cidade preparada para enfrentar os períodos chuvosos. Um exemplo é a obra do Parque da Lagoa, na região central, que solucionou o problema dos alagamentos históricos que ocorriam todos os anos no local.
Outra intervenção é o trabalho feito na Avenida Beira Rio, com a entrega da primeira ponte sobre o Rio Jaguaribe, sentido praia-Centro. Apesar das fortes chuvas registradas o ano passado e também este ano, não foram registrados alagamentos na área.
Além dessas obras, a PMJP também tem adotado uma série de ações e programas, como o ‘João Pessoa em Ação’, que realiza a limpeza de galerias, rios e canais.