Marketing é a ciência que identifica e interpreta os anseios do mercado (pessoas) para atendê-los, satisfazendo as necessidades detectadas. No contexto político, se resume a estratégias e ações para criar identidade de um partido, candidato ou governo. O marketing político inclui marketing eleitoral, marketing partidário e marketing da administração pública.
O *marketing político* está relacionado com a formação da imagem em longo prazo. Tem como meta adequar o candidato ao seu potencial eleitorado, saber o que pensam e o que querem. E partir dessas informações ajustar o discurso do candidato com os anseios do eleitorado, fazendo com que se posicione de acordo com as preocupações da sociedade. Já o marketing eleitoral consiste na formação da imagem em curto prazo. Assim, para aproximar e aumentar seu poder de influência sobre o eleitor na hora de decidir seu voto, os candidatos precisam desenvolver um trabalho contínuo de formação de imagem.
O marketing eleitoral começa com um trabalho de pesquisa e análise, que direcionará a construção da comunicação eleitoral. Sabemos que nunca se tem 100% de aprovação, por isso é importante atingir e converter o máximo de pessoas que se interessem e por seu discurso. Na internet isso é ainda mais possível quando pois as plataformas digitais permitem ao candidato mais espaço e tempo para diálogo com seu público que nos meios tradicionais.
Felipe Miranda Comunicação e Marketing Político