Pressione ESC para fechar

- PUBLICIDADE -


Crianças, jovens e lideranças comunitárias formam grupos para ações de participação popular na Capital

- PUBLICIDADE -

Este novo ciclo da participação popular, previsto para ter início em março, vai trazer elementos inovadores para a implementação de uma gestão integradora e coletiva. Para isso, a Secretaria Executiva de Participação Popular (SEPP) irá envolver – de forma prática e pedagógica – alunos da rede municipal de ensino e moradores de bairros e comunidades em formações com foco nas diretrizes da cidadania, promovendo o protagonismo destes grupos.

Outras duas ações que serão executadas serão a Caravana Popular (CaraPop), que reunirá os atores sociais envolvidos nos trabalhos realizados pela Secretaria, a exemplo de visitas in loco em bairros e comunidades; e o Gestor Jovem e Mirim, onde representantes dessas categorias irão vivenciar, na prática, o dia a dia de um gestor público.

De acordo com o secretário de Participação Popular, Thiago Diniz, o ciclo é uma importante ferramenta de diálogo entre sociedade civil e a dinâmica da gestão pública. Por isso, é necessário que as pessoas envolvidas neste processo tenham formação e uma interação maior através das atividades que serão realizadas pela Secretaria.

Abaixo, as ações que serão implementadas:

Participação Popular da Criança e Adolescente (PPCA) – Despertar, desde cedo, nas crianças e adolescentes os conceitos e práticas de cidadania e que envolvem a estrutura do funcionamento público é um dos objetivos do PPCA. A proposta da Secretaria Executiva de Participação Popular é fomentar, através de formações como palestras, oficinas e atividades lúdicas, as noções básicas dos mecanismos de gestão participativa, estimulando o protagonismo infanto-juvenil.

Participação Popular Pedagógica (PPP) – Nesta nova gestão, a Secretaria Executiva de Participação Popular (SEPP) estenderá as formações também para moradores dos bairros e comunidades da cidade. No conteúdo constarão temas que abrangem tópicos sobre direitos sociais, cidadania, bem como diretrizes básicas sobre o papel do Estado e de que forma a sociedade civil pode contribuir para uma gestão que se concretize de forma coletiva. As formações se darão de forma híbrida, por conta da pandemia.

CaraPop – A Caravana da Participação Popular (CaraPop) é uma atividade que acompanhará in loco as obras e ações concretizadas. Esta ação também dá oportunidade para conselheiros conhecerem mais o que acontece em outras regiões, além de aproximá-los.

Gestor Jovem e Mirim – A ideia é que adolescentes e crianças possam vivenciar um dia de gestor público. Assim, poderão ter uma noção do que é uma ordem de serviço, como é feita uma licitação, ter contatos com os aspectos jurídicos e, assim, conhecerem mais sobre como os procedimentos que são elaborados e encaminhados dentro da engrenagem do funcionalismo público e atribuições do gestor.

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -