A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) voltou a realizar sessões presenciais nesta segunda-feira (1º) para dar posse a nova mesa diretora para o 2º biênio (2021/2022). Na ocasião, também foi realizada a eleição do deputado João Gonçalves (Podemos) para 1º secretário da Casa e de Tovar Correia Lima (PSDB) como 2º vice-presidente.
Os cargos ficaram vagos com o falecimento do deputado João Henrique (PSDB) e a renúncia do deputado Nabor Wanderley (Republicanos), eleito prefeito de Patos, respectivamente.
João Gonçalves obteve 24 votos. Ele concorreu com Pollyana Dutra (PSB), que conquistou 11 votos e Wallber Virgolino (Patriota), que encerrou a disputa apenas com seu voto. Já eleição de Tovar foi concluída sem concorrência. Ele venceu com 35 votos e uma abstenção.
A sessão foi realizada na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo da Paraíba (Sinpol-PB), no bairro do Bessa, em João Pessoa, de forma presencial.
Todos os deputados estiveram no local para a votação, com exceção do deputado Edmilson Soares, que solicitou que sua votação fosse realizada em drive-thru. Ele fez o pedido aos colegas de parlamento porque passou recentemente por uma cirurgia e teme pelo risco de contaminação. Dois deputados, sendo um de oposição e outro de situação, levaram a urna até o carro para que ele pudesse votar.
Com a eleição suplementar, a nova Mesa Diretora para o biênio 2021/2022 ficará da seguinte forma:
- Presidente: Adriano Galdino (PSB)
- 1º Vice-presidente: Tião Gomes (Avante)
- 2º Vice-presidente: Tovar Correia Lima (PSDB)
- 3º Vice-presidente: Felipe Leitão (Patriotas)
- 4º Vice-presidente: Galego de Souza (PP)
- 1º Secretário: João Gonçalves (Podemos)
- 2º Secretário: Bosco Carneiro (PPS)
- 3º Secretário: Drª Paula (PP)
- 4º Secretário: Anderson Monteiro (PSC)
- 1º Suplente: Camila Toscano (PSDB)
- 2º Suplente: Moacir Rodrigues (PSL)
- 3º Suplente: Caio Roberto (PR)
- 4º Suplente: Walber Virgulino (PSL)
As sessões ordinárias continuarão acontecendo de forma remota, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Mas, nesse primeiro encontro, as atividades ocorrerão de forma presencial para eleger e dar posse ao novos integrantes da mesa diretora para o 2º biênio (2021/2022).
G1