Apesar de muitos rumores sobre o estado de saúde do senador paraibano José Maranhão (MDB), o parlamentar permanece internado na UTI do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, com quadro de insuficiência respiratória causada pela Covid-19. Um dos fatos novos na rotina do paciente foi uma traqueostomia à qual ele foi submetido para que continuasse a ventilação mecânica.
A assessoria de Maranhão informou que o senador está em ventilação mecânica, feita através de traqueostomia pelo pulmão. Consultado, o médico Paulo Gottardo, especialista em Medicina Intensiva, explicou o que é e como o procedimento funciona.
“A ventilação pulmonar artificial é realizada por um ventilador mecânico, o qual é acoplado ao paciente por meio de um dispositivo (interface). No caso da traqueostomia, a interface é gerada por uma cânula de traqueostomia, a qual é colocada diretamente na traqueia do paciente e possibilita essa interação. Trata-se de uma alternativa de suporte ventilatório, a qual na maioria das vezes é realizada em pacientes que estão com suporte ventilatório por tempo prolongado por meio de um tubo endoteaqueal, para facilitar a retirada gradual do suporte ventilatório, além de possibilitar maior conforto ao paciente e facilitar o processo de reabilitação (motora, cognitiva e funcional como um todo)”, disse o médico.
Maranhão foi infectado pelo novo coronavírus e inicialmente foi internado no dia 29 de novembro no Hospital da Unimed, em João Pessoa, onde foi transferido no dia 3 de dezembro para a capital paulista, onde permanece.
Ele continua na Unidade de Terapia Intensiva, sem febre, recebendo suporte clínico e fisioterápico.
Parlamento PB