Ainda sem definição sobre o titular da chapa que concorrerá à presidência da Câmara, o bloco encabeçado pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fará uma segunda reunião nesta terça-feira (15) para tentar chegar a uma decisão final sobre quem representará o grupo na corrida pelo principal cargo da Mesa Diretora da Câmara.
Os deputados Aguinaldo Rossi (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP) seguem na disputa para concorrer pelo bloco.
Além dos seis partidos que compõem o bloco— DEM, MDB, PSDB, PSL, Cidadania e PV —, legendas de oposição ao governo Bolsonaro também devem participar da segunda rodada de conversas. O encontro também ocorrerá na residência oficial da presidência da Câmara, assim como a reunião na última segunda-feira (15).
A intenção de convidar parlamentares de esquerda é considerar a posição das siglas já no processo de escolha do candidato do grupo. Com isso, avaliam interlocutores de Maia, é maior a chance de os partidos de oposição aderirem ao bloco e contribuírem para derrotar o líder do PP e candidato do governo Bolsonaro na Câmara, Arthur Lira (AL).
O bloco de Maia está dividido entre Baleia e Aguinaldo. Enquanto MDB, PSDB e Cidadania preferem que o grupo aposte no nome do emedebista, DEM e PSL querem que o líder da maioria seja o representante do bloco na eleição pelo comando da Câmara. A oposição pode ser fundamental para a definição, caso tenha predileção por algum dos nomes.