NOTA DE REPÚDIO, APOIO E SOLIDARIEDADE
A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, de João Pessoa, vem veementemente repudiar as ofensas proferidas pelo jornalista Gutemberg Cardoso, no programa de rádio, Arapuan Verdade, em face a pré-candida Edilma Freire.
As palavra injuriosas ditas pelo jornalista só reforçam o quanto essa postura machista e desrespeitosa atinge não só a professora Edilma, mas a todas as mulheres que pleiteiam qualquer cargo público, pois mulheres que ousam ocupar estes espaços de poder sofrem, prioritariamente, ataques baixos atingindo sua honra e dignidade.
A misoginia é um dos fatores que desmotiva as mulheres a concorrer eleições, pois diferente do que acontece com os homens, que são avaliados no campo público, as mulheres sofrem ataques de ódio como se fosse uma afronta uma mulher ousar a disputar qualquer que seja o espaço. Todo esse sistema ideológico não prevê mulheres no poder.
Não aceitaremos que as mulheres sejam ofendidas nesse tom e reafirmamos que a liberdade de expressão jamais poderá se sobrepor ao respeito a pessoa. O machismo nos mata todos os dias, e quando uma mulher é atacada publicamente, todas nós também somos.
Não haverá democracia se houver misoginia.
Adriana Urquiza de Sá
Secretária de Políticas Públicas para Mulheres