No dia em que o Movimento Estudantil brasileiro realiza a manifestação virtual #AdiaENEM , o Conselho Estadual de Educação da Paraíba divulga uma nota pública sobre o tema. A Nota considera que as desigualdades da sociedade brasileira demonstram-se diretamente na realidade educacional do país e, em especial, da Paraíba. Considera que essas desigualdades aparecem com mais vigor em tempos de crise econômica e de pandemia.
Depois, o CEE/PB chama a atenção da sociedade e do governo federal de que é necessário, neste momento de excepcionalidade, conferir uma atenção prioritária a um dos maiores sonhos da vida de muitos jovens e adultos: o ingresso no Ensino Superior.
A partir de argumentos sobre a vulnerabilidade de boa parte das redes públicas de ensino, a exclusão digital, as condições socioeconômicas de grande parcela da população e a reorganização do calendário escolar em função da grave pandemia que nos assola, o CEE/PB se acosta aos posicionamentos da UNE, da UBES e de várias outras entidades e organizações da Educação, de caráter regional e nacional.
Conclui a nota que, por todos os motivos expostos e, em especial, em respeito aos milhares de alunos paraibanos e suas famílias, o CEE–PB posiciona-se de forma veemente pelo adiamento do ENEM 2020.