A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (22), por unanimidade, o Projeto de Lei nº 1.648/2020, de autoria da deputada Cida Ramos, que estabelece o envio de informações de forma virtual, para as famílias de pacientes internados durante a pandemia da Covid-19.
Cida Ramos afirmou que o principal intuito do Projeto de Lei é manter os familiares informados acerca da situação clínica dos pacientes. “Estamos buscando humanizar um processo que já é tão difícil para quem acompanha de forma remota, pois com a lei aprovada, será possível o acompanhamento e evolução do quadro clínico virtualmente. Essas importantes informações estarão sob supervisão de assistentes sociais, de forma a acolher a família do paciente em um momento delicado”, salientou.
O Projeto de Lei agora segue para sanção do Governo do Estado e, caso seja aprovado, os hospitais ficam obrigados a preencherem, no momento da entrada no centro médico, um formulário que contenha dados de ao menos um familiar ou pessoa próxima, para que receba informações acerca da situação clínica do internado. As informações devem ser enviadas diariamente, via aplicativo de mensagens, ou em segunda instância, por escrito, via e-mail ou outra forma de comunicação eletrônica.