A Prefeitura de Patos no Sertão da Paraíba decretou, nesta quinta-feira (19), situação de emergência no município. Além disso, foram definidas medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da infecção humana pelo novo corona vírus (COVID-19).
Na portaria, ainda fica determinada a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento do vírus.
As pessoas que sentirem sintomas do novo coronavírus devem ficar em casa, especialmente os idosos que residem na cidade.
Os eventos de massa (governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros com concentração próxima de pessoas), com público estimado acima de 100 (cem) pessoas para espaços abertos e acima de 50 (cinquenta) pessoas para espaços fechados ou em que a distância mínima entre pessoas não possa ser de dois ou mais metros devem ser cancelados ou adiados por sessenta dias.
As instituições de longa permanência para idosos e congêneres devem limitar, na medida do possível, as visitas externas, além de adotar os protocolos de higiene dos profissionais e ambientes e o isolamento dos sintomáticos respiratórios.