O Coronel Lívio Delgado, comandante do Policiamento Regional Metropolitano (CPRM) garantiu que a Polícia Militar vai trabalhar com 650 homens hoje à noite durante o desfile do bloco Muricoças do Miramar, em João Pessoa.
“Não haverá problema algum. Entendemos o posicionamento da categoria, mas vamos cumprir o nosso dever e a população pode ir tranquilamente. Fizemos um esquema prévio de segurança para o evento e ele será mantido”, garantiu mesmo com a paralisação de 12 horas anunciada pelo Fórum de Segurança nesta quarta-feira (18).
A Polícia Militar montou um planejamento específico para cada bloco, com policiais atuando a pé, em viaturas, motos, e a cavalo, auxiliados por Pontos de Observação Policial (POP) e câmeras de videomonitoramento.
Moriçocas
O maior bloco de arrasto da Capital, o Muriçocas do Miramar, leva sua alegria contagiante para Via Folia nesta quarta (19), conhecida como ‘Quarta-feira de Fogo’. A concentração será na Praça das Muriçocas, no bairro do Miramar, a partir das 18h, de onde os foliões seguem pela Avenida Epitácio Pessoa em direção ao Busto de Tamandaré. O desfile faz parte da programação do Carnaval de Boa, projeto da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
Este ano, o bloco homenageia o professor de artes, escultor e cenógrafo Breno Andrade Matos, que criou vários estandartes das Muriçocas, inclusive o dragão, que hoje virou símbolo do bloco Eu Acho é Pouco, de Recife. A atração principal do bloco é o cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, que sai no segundo trio. No primeiro trio estão o cantor Fuba, Zé Neto e a banda Skulamba, com participação especial de Madu Ayá e Kevin Ndjana.
O cantor e compositor Capilé conduz os foliões no terceiro trio, tendo a participação de Val Donato. No quatro trio, a animação fica por conta de Ramon Schneider. No chão estão confirmadas as orquestras de frevo: Frevo Mania, Splok e Maestro Quimba, além do Grupo de Maracatu Pé de Elefante, o Urso amigo batucada, o Clube de Orquestra Alegria do Frevo, os Bonecos Gigantes e a Baticumlata da Emlur.
Muriçocas do Miramar – O bloco foi fundado em 1986 por moradores do bairro do Miramar em comemoração ao aniversário do filho de uma das fundadoras, a poeta e professora universitária Vitória Lima. No início eram apenas 30 pessoas conduzidas por uma carroça de burro com um pequeno som acoplado tocando frevo.
A praça que hoje se concentra os foliões recebeu o nome em decorrência do bloco, que sai da Avenida Tito Silva, passa pela Epitácio Pessoa até o Busto de Tamandaré. O percurso tem cinco quilômetros de extensão. O hino é de autoria do cantor e compositor Fuba. O bloco não tem cordão de isolamento e as camisetas são vendidas anualmente com assinatura de artistas locais.
Homenageado – Este ano, o Bloco Muriçocas do Miramar homenageia o cenógrafo Breno de Andrade Matos, um dos criadores do Centro de Artes Plástica e do curso de artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), junto do Archidy Picado. Ele foi perseguido pela didatura militar e passou um tempo fora da academia. Breno assinou vários estandartes do bloco e foi o criador do dragão do Bloco Eu Acho é Pouco, que sai todos os anos em Olinda (PE). Ele faleceu no ano de 2014 em João Pessoa, onde escolheu para morar.
Confira a programação completa do Folia de Rua:
Quarta- feira (19)
17h – Bloco Muriçocas do Miramar
Concentração: Via Folia, Av. Epitácio Pessoa.
Trios: Fuba, Zé Neto, Alceu Valença, Capilé, Orquestras de Frevo, Grupos de Cultura Popular
Quinta-feira (20)
16h – Bloco Canto do Tetéu
Concentração: Parque Parayba, Bessa.
Atração: Walter Luis e Banda
19h – Bloco Viúvas do Bela Vista
Concentração: Em frente depósito da Célia, Bela Vista.
Atração: Orquestra de frevo Paraíso Tropical
19h – Bloco da Saudade
Concentração: Praça do Castelo Branco.
Atração: Fernando Show, Orquestra de Frevo Splok
19h – Bloco Jacaré do Castelo
Concentração: Praça Nossa Senhora da Paz.
Atração: Orquestra de Frevo
Sexta-feira (21)
20h – Bloco Cafuçu
Concentração: Praça Dom Adauto (Praça do Bispo), Rio Branco como também Ponto de Cem Réis.
Atração: DJs, Orquestras de frevo, bandas
Sábado (22)
15h – Bloco Bom D+
Concentração: Rua Abel da Silva, próximo a Rádio Comunitária Cruz das Armas FM. Orquestra de frevo, Troças e bandas locais
(Infantil das 15h às 18h e Adulto às 18h)
16h – Bloco Boi do Bessa
Concentração: Em frente ao Bessa Grill, Bessa.
Atração: Liss Albuquerque e Banda, Orquestra Gambiarra do Frevo
18h – Bloco Galo do Treze de Maio
Concentração: Praça Assis Chateaubrind, Treze de Maio.
Atração: Banda Tentáculos, Orquestra de frevo Mestre Quimba
21h – Bloco Vaca Morta
Concentração: Praça da Conquista, Padre Zé.
Atração: Alberto Bakana
Domingo (23)
Bloco Cordão do Frevo Rasgado
19h – Concentração: Praça Wanda Lucena, Jardim Oceania.
Atração: Liss Albuquerque & Convidados e Orquestra Paraíso Tropical de Frevo
Da Redação com Assessoria