Na noite da última quarta-feira (5), o Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou o afastamento do deputado federal paraibano, Wilson Santiago (PTB), determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello.
Para manter o afastamento conforme determinação do ministro, eram necessários 257 votos a favor do afastamento. Mas por 257 a 170 votos a favor do parecer do relator, o Plenário derrubou a decisão do STF.
Santiago foi denunciado pela Procuradoria Geral da República em dezembro do ano passado pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa, por supostamente ter desviado recursos destinados à construção da adutora Capivara no Sertão da Paraíba.
Com a decisão da Câmara, Wilson Santiago será reintegrado.
Dos Deputados paraibanos, apenas Pedro Cunha Lima e Ruy Carneiro do PSDB votaram pelo afastamento de Santiago. Aguinaldo Ribeiro (PP), Damião Feliciano (PDT), Efraim Filho (DEM), Frei Anastácio (PT), Gervásio Maia (PSB), Hugo Motta (Republicanos) e Wellington Roberto (PL),c votaram contra. Edna Henrique (PSDB) se absteve e Julian Lemos (PSL) estava ausente.
Apesar disso, Wilson Santiago deverá responder a um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética da Câmara, conforme recomendou o parecer aprovado do relator Marcelo Ramos (PL-AM).
Redação Bastidores da Política PB