A alegria marcou a entrega do Prêmio do Índice de Satisfação do Usuário (ISU) 2019 do programa Gerente Saúde, na tarde desta sexta-feira (17). Criado para medir o grau de aprovação da população sobre os atendimentos oferecidos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e reconhecer os bons profissionais para estimular a humanização dos atendimentos na Capital, o resultado demonstra, pelo terceiro ano consecutivo, uma elevação da aprovação dos usuários. O prefeito Luciano Cartaxo entregou os prêmios no valor de R$ 1.099.200,00 a 40 equipes, além de dois distritos sanitários que obtiveram as melhores notas.
“A entrega desta premiação é resultado de um ano inteiro de avaliação contínua dos nossos profissionais pela própria população que vai para as unidades em busca de um atendimento e que, ao final, avalia, dá sua nota e contribui com sua opinião para que possamos melhorar os nossos serviços de saúde. Com esta premiação, a gente comemora mais do que o resultado individual de uma equipe, de um profissional, mas sim a nossa capacidade de atender bem as pessoas, razão principal de quem está no serviço público. E com o objetivo de sempre fazer uma avaliação e melhorar cada vez mais”, disse o prefeito Luciano Cartaxo.
Ao todo, foram premiados 664 profissionais de 40 equipes de 20 USFs. O programa Gerente Saúde, além de prestar um atendimento mais humanizado na Atenção Básica, tem avaliado diariamente a satisfação dos usuários através do Índice de Satisfação do Usuário (ISU), criado pela própria gestão. Em 2019, 98% das Unidades de Saúde da Família (USF) atingiram a meta de 7,8 na avaliação das equipes. A média geral do ISU foi de 8,6, superior à média de 2018, que foi 8,5, e de 2017, que foi 8,3. Os prêmios variam de R$ 400 a R$ 2.200, por profissional, de acordo com a classificação da Unidade de Saúde da Família.
O desempenho dos profissionais é medido pelo ISU a partir de pesquisas realizadas com a população após os atendimentos nas 203 equipes de saúde da família distribuídas em 99 prédios da Capital paraibana. Foram 21,1 mil entrevistas, em que cada pessoa entrevistada pode avaliar o atendimento dos profissionais de saúde, o tempo de espera no atendimento, a entrega dos medicamentos, estrutura física das unidades e a visita dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Maior acompanhamento – Implantado em abril de 2017, o programa Gerente Saúde tem a finalidade de otimizar o atendimento oferecido à população nas Unidades de Saúde da Família. Com base na gestão por resultados, o programa utiliza dados de indicadores pré-determinados, obtidos por meio de entrevistas para avaliar desempenhos e ofertas nos serviços de Atenção Básica, a porta de entrada da assistência na rede municipal.
O programa estabelece ainda um conjunto de medidas para aumentar a eficiência nos postos de saúde, incluindo a designação de um profissional para gerenciar cada unidade. Entre os avanços obtidos a partir da criação do programa estão a ampliação na cobertura de Equipes de Saúde da Família, integração maior dos profissionais das equipes e aumento do número de profissionais nas Residências em Saúde da Família e Comunidade, potencializando a assistência, polarização das farmácias e integração do farmacêutico como membro da equipe de saúde.
Vencedores:
GRUPO A
1° USF Jardim Miramar I – nota 9,5;
2° USF Colibris II – nota 9,4;
3° USF Mandacaru IX – nota 9,3;
4° USF Penha – nota 9,2;
5° USF Tito Silva – nota 9,2;
6° USF Padre Hildon Bandeira – nota 9,1;
7° USF Rangel VII – nota 9,1;
8° USF Rangel I – nota 9;
9° USF Cruz das Armas VI – nota 9;
10° USF Cruz das Armas IV – nota 9.
GRUPO B
1° USF Bancários Integrada – nota 9,1;
2° USF Jardim Planalto I e II – nota 9;
3° USF Ilha do Bispo I e II – nota 8,9;
4° USF Torre II e III – nota 8,8;
5° USF José Américo Integrada – nota 8,8.
GRUPO C
1° USF Integrando Vidas – nota 9,1;
2° USF Espaço Saúde – nota 9,1;
3° USF Nova esperança Integrada – nota 9;
4° USF Colinas do Sul II Integrada – nota 8,9;
5° USF Mudança de Vida Integrada – nota 8,8.