Na manhã desta sexta-feira (4), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou sessão especial em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o encontro, proposto pelo vereador Milanez Neto (PTB), especialistas também destacaram a relevância da prevenção dessa e de outras doenças durante o ano inteiro.
Milanez Neto ressaltou o empenho da Prefeitura da Capital e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce. “Toda e qualquer doença descoberta e diagnosticada de forma preventiva tem uma solução mais imediata. O diagnóstico com rapidez pode salvar uma vida”, alertou o parlamentar.
A secretária adjunta municipal de Saúde, Ana Giovana Medeiros, informou que a orientação da pasta é pelo cuidado integral da mulher durante o ano inteiro. “A gente sempre enfatiza, enquanto secretaria, que o cuidado deve ser integral e durante todo o ano, divulgando também a importância do pré-natal, do planejamento familiar, da prevenção a infecções sexualmente transmissíveis e do combate à violência contra a mulher. A mulher deve ser vista como um todo, e a secretaria está sintonizada com essa perspectiva para que as mulheres se cuidem cada vez mais e tenham mais qualidade de vida”, destacou.
Ana Giovana ainda afirmou que a secretaria oferta mais de 4 mil exames de mamografia por mês, e destacou a importância da divulgação do serviço e do cuidado como um todo. “Quanto mais se fala, mais se divulga, mais se aprende, mais se alerta”, enfatizou.
O diretor do Instituto Cândida Vargas, Juarez Alves Augusto, parabenizou a SMS pela desburocratização nos serviços de mamografias. “Agora, a mulher pode procurar o serviço apenas com uma solicitação do exame”, explicou. Ele enfatizou ainda os benefícios do diagnóstico precoce do câncer. “Quando diagnosticado antecipadamente, as chances de cura são de quase 100%”, afirmou.
Representando o Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), Luciana Trindade alertou que a alta mortalidade do câncer de mama está relacionada ao diagnóstico tardio, e que o Poder Público deve ofertar atendimento completo e integral a mulheres e homens.
A presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Paraíba, Jeane Nogueira, informou que, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, estão previstos 880 novos casos na Paraíba, sendo 240 em João Pessoa, em 2019. Ela destacou que é impossível impedir novos casos, mas é possível diagnosticá-los antecipadamente e, para isso, as mulheres precisam perder o medo dos exames.
“É preciso perder o medo, que é o principal vilão. Muitas vezes o medo da doença retarda o tratamento e o diagnóstico. Não tenham medo, façam sua mamografia regularmente a partir dos 40 anos, uma vez ao ano. Procurem um mastologista, nem todo tumor que aparece na mama é câncer, existem nódulos benignos. Não tenham medo de enfrentar a situação, porque quando o câncer é diagnosticado e tratado precocemente, a cura é certa”, alertou Jeane Nogueira.
Para a coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher da SMS, Amanda Romero, é importante as usuárias entenderem que a mamografia deve ser um exame de rotina, e não só vinculado ao mês de outubro. Ela citou como locais de realização de exames os hospitais Napoleão Laureano, Santa Izabel e Universitário, além do Instituto Cândida Vargas e das policlínicas do Cristo e Jaguaribe.
O secretário adjunto de habitação, André Coelho, destacou a parceria realizada entre as pastas de Saúde e Habitação para o bem-estar dos pessoenses. “A saúde precisa de uma busca ativa. São mais de 30 mil pessoas beneficiadas com 7.500 apartamentos do programa de habitação. Levamos a campanha do ‘Setembro Amarelo’ a essas pessoas, e foi um grande sucesso. Também estamos levando a todos os residenciais o ‘Outubro Rosa’. O nosso grande objetivo é prover moradia, porém, mais do que isso, cuidar das pessoas a partir do nosso trabalho técnico e social”, afirmou.
André Coelho salientou que também vai levar aos residenciais as campanhas ‘Novembro Azul’, de combate ao câncer de próstata, e ‘Dezembro Vermelho’, sobre prevenção e tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
O vereador Humberto Pontes (Avante) ressaltou que o ‘mês rosa’ deve ser amplamente divulgado, para que mais pessoas saibam da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Ele parabenizou a integração de secretarias municipais em torno da preocupação com o ser humano. O vereador Marcos Henriques (PT) também participou da sessão especial.