Ao clamar aos brasileiros para saírem às ruas no próximo sábado (7) vestindo verde e amarelo, Bolsonaro repete o gesto de Fernando Collor de Mello. Assim como o atual chefe do Executivo, Collor também estava com índices baixos de popularidade na época e acabou vendo o seu apelo tonar-se uma grande onda de oposição.
Em 1992, em reposta ao presidente, jovens de todo o Brasil saíram as ruas vestindo preto e com as caras pintadas com as cores da bandeira nacional. É esse gesto que a União Nacional do Estudantes (UNE) e outros movimentos estão querendo reviver.
Diferentemente de 27 anos atrás, as redes sociais amplificam essa mobilização popular. Com isso a hashtag #Dia7EuVoudePreto alcançou o primeiro lugar dos assuntos mais comentados no Twitter ontem (4).
A UNE lançou uma campanha intitulada de “Caras-Pintadas Voltarão” e diversas personalidades aderiram à campanha utilizando a hashtag.
Diferente das demais capitais do Brasil, em João Pessoa, o ato acontecerá no dia 6 de setembro junto com o Grito dos Excluídos. A concentração acontece às 14h, em frente à Catedral de Nossa Senhora das Neves.
Assista o vídeo de convocação:
Redação com Polêmica Paraíba