Pressione ESC para fechar

- PUBLICIDADE -


ELEIÇÕES 2018: Articulados, pré-candidatos a governador da PB ganham forças e lutam para conquistar aliados

  • Cidade
  • 12 de janeiro de 2018
- PUBLICIDADE -

Com grande roda de conversas, possíveis cartas colocadas em mesa e faltando nove meses para as eleições, 2018 já começou com várias movimentações para sucessão do governador Ricardo Coutinho (PSB) no Palácio da Redenção.

O processo na Paraíba já teve início desde o final das eleições municipais em 2016, com reeleição de alguns prefeitos que automaticamente foram lembrados como possíveis pré-candidatos, e com isso correm atrás de respectivos apoios. No páreo, nomes como dos prefeitos de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD) e de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), além do senador José Maranhão (MDB) e do secretário de Estado João Azevedo (PSB).

Nos bastidores, as articulações já acontecem em muitos grupos políticos. As pré-campanhas já foram iniciadas pelos possíveis postulantes que não perderem tempo e tomaram algumas iniciativas com o objetivo de ganhar força política e conhecimento dos eleitores a exemplo de viagens nos finais de semana para participarem de festas em municípios, reuniões com prefeitos do interior e presença em inauguração de obras pelo Estado.

Entre os nomes mais comentados para a sucessão ao governo estadual, é o nome do Prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PSD), que foi reeleito em João Pessoa nas eleições de 2016 ainda no primeiro turno, com 222.689 votos contra 125.146 de Cida Ramos (PSB), candidata do governador Ricardo Coutinho, deixando o cenário e o caminho adotado em 2008 pelo então prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho, reeleito com 262.041 contra 81.707 do então candidato do PSDB João Gonçalves naquele ano. Reeleito, um ano e quatro meses depois, Ricardo renunciou a prefeitura de João Pessoa, para ser candidato a governador da Paraíba em 2010, onde venceu as eleições, apoiado pelo senador Cássio Cunha Lima com 1.079.164 votos contra 930.331 de José Maranhão (MDB).

Os prefeitos de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e de Campina Grande, Romero Rodrigues, têm utilizado suas gestões como vitrines para o restante da Paraíba. Na Capital, o prefeito trabalha diuturnamente para realizar o maior número de obras possível até o pleito do próximo ano. Já o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, se coloca a disposição do PSDB para a disputa pelo Governo do Estado, onde tem o aval do senador Cássio Cunha Lima, que em entrevistas já disse que é a favor da união das oposições.

No MDB o racha continua mesmo depois da indicação do nome do senador José Maranhão para a disputa. O próprio Maranhão prega a candidatura própria, mas disse que as conversas serão realizadas com outros partidos este ano. Caso o nome do grupo das oposições seja o do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo irá renunciar o mandato em abril deste ano, passando a administração da Capital para os peemedebistas, representado por Manoel Junior, que de vice, passa a condição de prefeito.

O presidente estadual do PSD, deputado Rômulo Gouveia, garantiu que a sigla terá um candidato a governador ou a senador nas eleições de 2018.  Já no PSB as conversas sobre as eleições estaduais estão sendo tratadas diretamente pelo governador Ricardo Coutinho.

Lucas Duarte

Bastidores da Política PB

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -