Segundo reportagem publicada pelo jornal Folha de São Paulo, estaria sendo proposto no Congresso Nacional o fim das cotas para mulheres nas eleições. A discussão teria começado após o esquema de candidaturas femininas de fachada ter sido descoberto.
No primeiro mês de trabalho do Legislativo foram apresentados dois projetos que levam em consideração o desvio de recursos a partir de candidaturas de laranjas.
O primeiro acaba com o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o chamado fundo eleitoral. O outro, da semana passada, extingue o percentual mínimo de candidatas.
Se aprovados até outubro, podem já valer para as eleições municipais de 2020.
No entanto, a reportagem mostra que a senadora paraibana Daniella Ribeiro (PP) é uma das pessoas que é contra o fim das cotas. Ela defende, ao invés disso, mais fiscalização e punição.
“O que falta é fiscalização, investigação, punição para quem faz. E não retirar um direito conquistado, que foi muito difícil conseguir”, afirma a líder do PP no Senado, Daniella Ribeiro.
Para conferir a reportagem completa clique aqui:
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/03/candidaturas-de-laranjas-levam-congresso-a-propor-fim-de-cota-para-mulheres.shtml
Da Redação com Folha