O vereador Carlão (DC) resolveu rebater, através de um vídeo divulgado nas suas redes sociais, as acusações do vereador Marcos Henriques (PT) de que o presidente da Câmara de João Pessoa, João Corujinha (DC), havia quebrado um acordo com a oposição quando não deu ao mesmo as presidências das comissões de Orçamento e da CCJ. O petista ainda acusou a Casa de ser submissa as vontades só prefeito Luciano Cartaxo (PV).
“Não tem nada de quebra de acordo, é cumprimento do Regimento. O senhor [Marcos Henriques] não está acostumado com isso […] Vai ter que ficar chateadinho mesmo, mas o Colégio de Líderes, que tem a escolha pelas presidências das comissões na proporcionalidade, sempre vai indicar que 20 é maior do que 7″, disse Carlão.
O parlamentar explica que, na proporcionalidade, quem tem a maior quantidade de vereadores consegue conquistar a maior quantidade de comissões e ocupar os lugares de maior relevância, e este é o motivo da oposição não ter conquistado as lideranças das maiores Comissões da Câmara de João Pessoa, pois são minoria.
“E pelo o que fiquei sabendo, a oposição foi mais do que contemplada nessa proporcionalidade, então já querer conturbar os trabalhos e a presidência da Casa, aí a esquerda está errada. Vamos tentar começar suave na nave, porque se for entrar a 220 por hora, a gente entra a 260, só que tem que falar a verdade. Dizer que houve manobra ou quebra de acordo da prefeitura, não, o que houve foi apenas uma escolha pela proporcionalidade”, esclarece o situacionista.
Humberto Pontes
Segundo Carlão, um dos motivos de Marcos Henriques estar tão chateado foi a ida do vereador Humberto Pontes (Avante) para a situação, mas o parlamentar adianta: “Já estou sabendo que vai sair mais um para cá de novo, ele vai ter que se acalmar”.
Da Redação