Reunidos na última sessão do ano de 2017, nesta quinta-feira (28), os vereadores de João Pessoa aprovaram um projeto do vereador Bispo José Luiz dispondo sobre a criação de um Hospital Veterinário, postos de saúde veterinária e farmácias veterinárias públicas em João Pessoa. De acordo com o vereador Bispo José Luiz, a propositura tem como objetivo a promoção da saúde pública.
“A gente vê, de certa forma, alguns animais pelo meio das ruas, sem nenhum cuidado, sem dono, sem o poder público tomar algum tipo de atitude. Isso acarreta também doenças aos seres humanos. Então a questão do hospital veterinário vem nessa mão da questão da saúde pública”, ressaltou o vereador.
Ele destacou ainda que a instalação de um hospital veterinário público em João Pessoa é um desejo popular. A intenção é atender as camadas mais pobres da população, que não possuem acesso a atendimento veterinário. “Geralmente o projeto quando a gente lança para a população, a intenção é atingir quem tem renda baixa. Porque se eu tenho condição de tratar do meu animal, se eu tenho recurso, eu não preciso ir atrás do atendimento público”, explica o bispo José Luiz.
Ele considera ainda que “já que houve um crescimento dessa população animal, tem que ter sim um hospital, tem que ter de alguma forma uma assistência principalmente para quem não tem recursos e tem um animal dentro de sua casa”. O vereador afirmou que ainda não sabe de onde serão provenientes os recursos para possibilitar a manutenção do hospital veterinário. Segundo ele, essa questão ainda será estudada e debatida com a Prefeitura Municipal.
O projeto recebeu parecer contra a sua aprovação na comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ). Em seu recurso, o bispo José Luiz ressaltou que a Prefeitura possui fontes de receita suficientes para resolver os problemas de saúde pública na cidade.
Fonte: Assessoria CMJP