A Câmara empossou, nesta sexta-feira (1º), os 513 deputados eleitos para exercer o mandato até o início de 2023. A nova legislatura é marcada pela fragmentação partidária, com a presença inédita de 30 partidos, pelo crescimento da direita, pelo encolhimento do centro e pela participação recorde, ainda que tímida, de mulheres.
Coube ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que disputará a reeleição no início da noite, fazer a leitura do compromisso solene dos parlamentares: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. Um a um, os deputados foram chamados a assumir o compromisso. “Eu prometo”, repetiam.
Foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao deputado eleito Wagner Montes (PRB-RJ), que morreu no fim de semana. No lugar dele foi empossado Jorge Braz (PRB-RJ). Também foi comunicada a desistência de Jean Wyllys (Psol-RJ), substituído por David Miranda (Psol-RJ).
Congresso em Foco