Pressione ESC para fechar

- PUBLICIDADE -


Governador comemora 6º ano consecutivo de redução de homicídios na Paraíba

  • Cidade
  • 22 de dezembro de 2017
- PUBLICIDADE -

 

A Paraíba deverá ser o único estado do Brasil a reduzir assassinatos por seis anos consecutivos. É o que aponta o relatório do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), apresentado, durante reunião realizada entre o governador Ricardo Coutinho e gestores das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, no Palácio da Redenção, em João Pessoa. Segundo os números, este ano, de janeiro a novembro, a Paraíba acumula 2,5% de queda nas ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), com 1.172 casos, contra 1.202 no mesmo período de 2016. Em 2011, o estado chegou a registrar 1.680 assassinatos. Em relação aos homicídios por 100 mil habitantes, este ano a Paraíba pode chegar a uma taxa de 31,8, a segunda melhor projetada para os estados do Nordeste.

Os assassinatos de mulheres também diminuíram em território paraibano. Em 2017, de janeiro a novembro, foram 74 casos de CVLI com vítimas do sexo feminino e em 2016, no mesmo período, foram contabilizados 90 casos. Os homicídios de mulheres representam 6% do total de mortes por assassinatos no Estado.

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho sancionou a Lei que regulamenta o Programa Paraíba Unida pela Paz, política pública fundamentada na defesa da vida e do patrimônio, que busca promover e garantir a segurança, ordem pública e paz social. “Estamos registrando este Programa como uma Lei, ou seja, um instrumento contínuo, uma política pública que terá seguimento a curto, médio e longo prazo. Os dados positivos, desde que implantamos o Paraíba Unida pela Paz, mostram que estamos no caminho correto”, observou.

O governador também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que compõem as forças de segurança no Estado pelo empenho e dedicação durante este ano e pedir que em 2018 o esforço na busca pela paz social continue ainda mais firme. “Muito foi feito neste ano que estamos prestes a concluir, porém é preciso fazer ainda mais em 2018. O combate à criminalidade deve ser constante e pede sempre muita determinação das forças de segurança. Em poucos dias, estaremos fechando 2017 e provavelmente teremos mais um ano com redução de homicídios, sendo o 6º ano consecutivo. Agradeço o empenho de todos e que possamos entrar 2018 ainda mais empenhados, visando garantir a tranquilidade da população”, concluiu.

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -