Em seu discurso na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa nesta quinta-feira (20), o vereador Carlão (DC) fez duras críticas ao governo do PT, relembrado por conta da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio, no dia anterior, de liberar presos condenados pela segunda instância da justiça, o que beneficiaria o ex-presidente Lula, preso desde abril deste ano (a decisão foi derrubada pelo presidente do STF, Dias Toffoli, horas depois).
Para o parlamentar, é inútil utilizar a tribuna com “retóricas e ideologias vencidas por força da lei”. “É importante que a gente não se deixe levar pelos gritos e pela histeria de uma ideologia que utiliza-se da fala para defender o indefensável, querendo soltar criminosos, homens travestidos de bons, mas que na realidade trouxeram o caos”, sentenciou Carlão ao lembrar que “ainda ontem, fomos pegos de surpresa por um ministro do STF que entendia ser o dono do STF. E talvez esse seja o problema: cada ministro tende a ser o próprio STF, e não o colegiado”.
As críticas de Carlão foram entrelaçadas com uma reflexão sobre sua atuação parlamentar. Eleito suplente na disputa de 2016, o vereador do DC chegou à CMJP em agosto de 2018, com a saída de Helton Renê (PCdoB) para o Procon Municipal. Em tom de gratidão, ele disse que aprendeu bastante até aqui, mas ponderou que ainda há muito o que aprender: “Em um ano e meio fazendo parte desta Casa, aprendi muito e ainda tenho muito a aprender. Ainda não sei, muitas vezes, usar a tribuna sem colocar a emoção, sem colocar o sentimento. Mas a maturidade nos traz isso”.
E concluiu seu pronunciamento falando em esperança: “Ao contrario do que dizem, que 2019 sera um caos e um terror, eu acredito que a esperança esta por vir. Que a mudança já começou. E não precisam temer aqueles que andam corretamente, aqueles que andam de forma retilínea, que não se desviam, que não usam de subterfúgios para enriquecer-se com as lacunas da lei. Não tenham medo, tenham esperança, força e fé”.
Aparte
Em aparte, o vereador Leo Bezerra (PSB), líder da Oposição na Câmara, avaliou o primeiro ano de Carlão na Casa, afirmando que o colega sempre foi muito respeitoso nos embates, sem abrir mão de suas convicções. “Vossa Excelência tem crescido muito, tanto na tribuna, quanto nos projetos e nos requerimentos”, elogiou Leo Bezerra.
CMJP