Os médicos oftalmologistas Francisco Petrucci Palitot de Oliveira e sua esposa, Aganeide Castilho Palitot, foram agraciados, na tarde desta quinta-feira (13) com o Título de Cidadão Pessoense e a Medalha Cidade de João Pessoa, respectivamente. O casal foi homenageado pelos relevantes serviços prestados na área de saúde da Capital e do Estado, envolvendo o diagnóstico e tratamento de problemas causados a visão.
A propositura foi do vereador Fernando Milanez Neto (PTB), que também é líder da bancada governista da Casa. “Os médicos, Doutor Petrucci e Doutora Aganeide, são profissionais capacitados, experientes e que já dedicaram boa parte de suas vidas no diagnóstico de patologias, no tratamento de doenças dos olhos e na cura da divisão de inúmeras pessoas que buscam, neles, a ajuda e o apoio incondicional”, comentou Milanez em seu discurso, na tribuna.
Milanez Neto destacou que Francisco Petrucci, natural de Bonito de Santa Fé, há muito anos já é considerado um pessoense, “pois foi esta cidade que o escolheu para exercer a sua profissão de médico oftalmologista”. “E hoje esta cidade, por intermédio da concessão do título de cidadania na Câmara Municipal, o reconhece, de fato e de direito, como nosso irmão”, acrescentou.
Com relação a homenageada, o parlamentar afirmou, ainda na tribuna, que com muito orgulho e prazer, propôs a Medalha Cidade de João Pessoa a Aganeide Castilho. “Estamos falando de uma medica que conquistou milhares de pacientes, milhares de amigos. Uma profissional do ramo oftalmológico, atenta a tudo que se passa a seu redor”, ressaltou Milanez.
O vereador destacou também que, como graduada em medicina pela UFPB, Aganeide tem um vasto currículo que a credencia como uma das mais respeitadas profissionais do Estado da Paraíba. “Fez mestrado e doutorado na Universidade Federal de Pernambuco, além de diversas especializações no Conselho Federal e no Conselho Brasileiro de Oftalmologia”, comentou.
Casal de médicos recebe as homenagens com muita alegria e gratidão
Em seu discurso, Aganeide Castilho declarou que recebia a homenagem com muita honra e alegria. “Fui surpreendida”, observou ela, acrescentando que, agora, terá uma responsabilidade muito maior no seu trabalho. A médica coordena o Centro de Referência no Tratamento de Glaucoma na Paraíba, realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e o curso de formação de novos médicos oftalmologistas, no Hospital de Santa Luzia, de propriedade do casal.
Já o médico Francisco Petrucci enfatizou que recebia o Título de Cidadão Pessoense com muito orgulho e gratidão ao Poder Legislativo Municipal e ao vereador Milanez Neto, autor da propositura.
Durante seu discurso, ele também ratificou as palavras de sua esposa com relação aos serviços prestados pelo Hospital. “Contamos com uma residência médica e temos o curso de subespecialidade na área de glaucoma”, reafirmou, deixando claro que o trabalho é feito com muito amor, carinho e dedicação, independente de classe e situação financeira.
De uma família de dez irmãos, Petrucci, que é o filho caçula, veio muito cedo para a Capital paraibana, onde se formou e instalou o Hospital, que é considerado uma referência na identificação e tratamento de doenças oculares. Dentre várias atividades, ele é coordenador de Oftalmologia do Quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar da Paraíba, no cargo de tenente coronel, tem graduação em medicina pela UFPB e atualmente é médico da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
A sessão solene foi prestigiada por familiares e amigos do casal de homenageados. Os trabalhos da mesa foram secretariados pelo vereador Bruno Farias (PPS) e contou também com a presença ainda da secretária-adjunta municipal da saúde, Ana Giovana, representando o prefeito Luciano Cartaxo.