O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) alegou uma “recomendação expressa” dos seus médicos para cancelar, nesta sexta-feira, sua participação na formatura de militares na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, no interior de São Paulo. Ele seguiu direto para sua casa, na Barra da Tijuca, no Rio.
“Em razão da extensa rotina e agenda nos últimos dias e poucas horas de sono, em conversa com a equipe médica que me acompanha, recebi recomendação expressa de, no dia de hoje, repousar. Por este motivo, cancelamos a ida à Academia da Força Aérea e seguimos para o Rio de Janeiro”, escreveu Bolsonaro, em sua conta no Twitter.
Em razão da extensa rotina e agenda nos últimos dias e poucas horas de sono, em conversa com a equipe médica que me acompanha, recebi recomendação expressa de, no dia de hoje, repousar. Por este motivo, cancelamos a ida à Academia da Força Aérea e seguimos para o Rio de Janeiro.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 7 de dezembro de 2018
– Não é nada demais. Tanto que não precisará ir a hospital fazer novos exames. É apenas uma recomendação para descansar, se alimentar direito e se hidratar pelo ritmo intenso de trabalho dos últimos dias – disse o cardiologista Leandro Echenique.
Bolsonaro passaria, na próxima semana, por uma cirurgia para retirar a bolsa de colostomia que utiliza desde que foi atingido por uma facada em 6 de setembro. A operação foi cancelada devido a uma inflamação e, agora, o presidente deve voltar ao Hospital Albert Einstein a partir de 19 de janeiro para fazer exames e avaliar a data do novo procedimento.
– Vamos fazer novos exames a partir do dia 19 de janeiro, na terceira semana do mês. Ele já terá tomado posse e decidirá, caso esteja tudo bem, qual será o melhor momento para ele se afastar para a cirurgia – disse o cirurgião Antônio Luiz Macedo.
Em outro tuíte, também na manhã desta sexta-feira, o presidente eleito lamentou sua ausência no evento com oficiais da Aeronáutica. “Lamento a ausência na Cerimônia de Declaração de Novos Aspirantes da Força Aérea Brasileira! Cumprimento os formandos e suas respectivas famílias e lhes desejo continuados êxitos e novas conquistas! Brasil acima de tudo; Deus acima de todos!”
Depois de passar praticamente todo o segundo turno em recuperação, em sua casa, Bolsonaro intensificou a agenda de viagens e compromissos oficiais depois de ser eleito. Além das reuniões políticas em Brasília, o futuro presidente acompanhou formaturas de oficiais no Rio, em Guaratinguetá (SP) e Resende (RJ) entre quinta e sábado da semana passada.
No domingo, viajou a São Paulo, onde participou da comemoração do título do Campeonato Brasileiro conquistado pelo Palmeiras.
O Globo