A lei estadual n° 11.215/2018, de autoria da deputada Daniella Ribeiro (Progressistas), foi colocada em prática na segunda-feira (3), na Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, no interior da Paraíba. A lei determina que hospitais e maternidades do Estado ofereçam orientações e treinamento de primeiros socorros para pais e responsáveis de recém-nascidos, para casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita.
Profissionais de enfermagem receberam o treinamento e devem repassar para os pais e responsáveis. Segundo o pediatra e diretor-geral da maternidade, Umberto Marinho Júnior, a proposta é reciclar conhecimentos dos profissionais com foco nas orientações que serão repassadas aos pais dos bebês nascidos na unidade no momento da alta deles, principalmente, no tocante à manobra de desengasgo.
Quando apresentou o projeto de lei, a deputada estadual, e também senadora eleita, disse que levou em consideração os índices de mortalidade de bebês por morte súbita, assim como os casos de engasgos noticiados com frequência na imprensa local. “O objetivo foi garantir esse treinamento para pais e responsáveis. Informações que são úteis, sobretudo, para os pais de primeira viagem”, declarou.