As atividades do Salão da Gastronomia, que acontece dentro da 1ª Feira Internacional de Economia Criativa de João Pessoa, prosseguem nesta quinta-feira (22), a partir das 16h, com o cooking show com o chef Eduardo Araújo Souza Leão do Belém do Pará.
Uma mesa redonda intitulada “Gastronomia Criativa”, também acontece na Estação das Artes, às 19h. A mesa será coordenada pelo chef Onildo Rocha da Casa Roccia, o chef Fernando J. Giust de Florianopólis, a professora e chef Yara Roberts de Paraty (RJ) e o chef Eduardo Araújo (PA).
A professora e chef, Yara Castro Roberts, fará um cooking show também nesta quinta-feira (22), chamado Paraty no Prato. Para esse cooking ela vai preparar um peixe corvina ou sororoca, com farinha de mandioca, camarão sete borba, na folha de bananeira.
As atividades do Salão da Gastronomia da Feira Internacional de Economia Criativa se encerram na sexta-feira (23), com a feira de produtos orgânicos que acontecerá no Busto de Tamandaré, divisa das praias de Cabo Branco e Tambaú. As 16h, acontecerá o último cooking show com o chef Fernando Giust de Floriapólis (SC). No Salão, o visitante poderá encontrar produtos que são servidos em grandes restaurantes em formato menores, mas com a mesma riqueza de sabor.
Na última quarta-feira (21), o Salão de Gastronomia recebeu os chefes do Restaurante Mangai, Fazenda Mangai, Anita, Restaurante Roccia, Taberna, Estaleiro e da Agricultura Familiar.
Ontem (21), o “Cumpadre João”, como é mais conhecido, preparou o famoso “Baião de Dois com frutos do mar”. “Uma das práticas mais prazerosas da vida é cozinhar para alguém”, disse João que veio acompanhado de um trio de forró para deixar o ambiente mais animado. Além disso, também aconteceu a mesa redonda de gastronomia, design, saberes e sabores da Paraíba que foi coordenada pelo coordenador geral do evento, Eduardo Barroso, Maíra Cordeiro (UFPB), Onildo Rocha (Casa Roccia) e Maria Auxiliadora Borba da UFPB.
A coordenadora do Salão de Gastronomia, Marizete Fernandes, comentou que a proposta deste salão foi trazer experiências novas que são desenvolvidas pelos bares e restaurantes que forma singular, por exemplo, os doces de nossa casa. “Trazer o fazer da cozinha francesa, com o gênero de nossos materiais, com toque de nosso arroz da terra”, contou Marizete Fernandes que junto com uma equipe de professores de gastronomia, empresários do ramo e chefs cuidaram de toda a logística do Salão.
Feira Internacional de Economia Criativa – É uma das atividades do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco. A iniciativa da atividade é do Sebrae Paraíba, com apoio do Sebrae Nacional e Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), IFPB, UFPB, Unipê e outras instituições parceiras. Contará com cinco salões: Gastronomia, Música, Design, Artesanato e Cinema, além de um Simpósio de Agricultura Familiar e um Festival de Arte Urbana. As oficinas, workshops, shows musicais, mesas redondas, exibição de filmes nacionais e estrangeiros estarão acontecendo no local. A Feira irá mostrar produtos e serviços de qualidade nos segmentos definidos pela Unesco, em especial o artesanato, cinema, música e gastronomia.
Economia criativa – É um conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico, buscando estabelecer uma relação entre a tecnologia, a inovação, cultura, criatividade e sustentabilidade. E é com este intuito, que a Feira irá discutir o tema, e apresentar novas alternativas do setor envolvendo as cidades participantes. Diversos países africanos, Portugal, França, México, Equador, Bahamas e Haiti, entre outros países e cidades brasileiras como Belém (PA), Paraty (RJ), Brasília (DF), Santos (SP), Salvador (BA) e Florianópolis (SC), demonstraram interesse em participar e apresentar suas culturas na feira.
Mais informações: https://wp.joaopessoacriativa.com.br/