As equipes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) de João Pessoa estão finalizando os preparativos de zeladoria no trajeto por onde vai passar a Romaria da Penha, que acontece no próximo sábado (24). Os mais de 120 agentes estão trabalhando, desde a semana passada, entre a Avenida João Machado (Centro) até o Santuário da Penha, somando cerca de 14 quilômetros. Nesta semana as equipes realizam os últimos reparos e a pintura de meio fio em todo percurso.
A Operação de Limpeza programada inclui equipes para executar a limpeza durante a procissão. “Dividimos o percurso em três lotes para garantir a coleta dos resíduos descartados pelos romeiros durante a romaria com mais agilidade”, frisou Samyr Sampaio, engenheiro responsável pela Operação.
A ação inclui as avenidas João Machado, Pedro II, UFPB (Castelo Branco), Sérgio Guerra e Walfredo Macedo Brandão (Bancários); Hilton Souto Maior, Rua José G. dos Santos e Avenida Nossa Senhora da Penha. “A Operação inclui ainda a limpeza do Santuário da Penha, onde ocorre à festa profana no domingo, após a procissão”, incluiu.
“A limpeza urbana é uma via de mão dupla. É importante que os participantes desse evento, que atrai pessoas da cidade e de todo Brasil e que já faz parte do calendário religioso do país, colaborem com a limpeza urbana, que é responsabilidade de todos nós”, frisou o superintendente da Autarquia, Lucius Fabiani. A orientação é que os fieis busquem descartar os resíduos nas papeleiras existentes no percurso ou levem uma sacolinha para acumular esse lixo e descartá-lo quando for possível no local adequado.
A Operação de Limpeza da Emlur inclui roço, capinação, catação, coleta e pintura de meio fio, além do recolhimento de entulhos e podas de todo o trajeto com equipamentos de grande porte como caçambas e retroescavadeiras, além da instalação de contêineres na Penha.
Secom