O DEM transformou o ato de filiação do deputado federal cearense, Danilo Forte, no primeiro ato da pré-campanha de Rodrigo Maia à Presidência da República. O tom estava nos discursos e entrevistas. O Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, foi enfático: “O DEM terá candidato à Presidência da República, temos nomes e propostas para isso”. O líder do DEM na Câmara Federal, Efraim Filho, vai ainda mais longe. “O DEM será protagonista na próxima eleição presidencial. E o nome de Rodrigo Maia é o nome mais forte do partido”, afirma.
Para viabilizar a candidatura, segundo Efraim Filho, o DEM estima ter pelo menos doze candidatos próprios a governos estaduais. Somente neste final de semana, Efraim e Rodrigo Maia participam da filiação de oito deputados federais em seis diferentes estados da federação. Efraim chega ainda a falar nos nomes do senador Ronaldo Caiado e do prefeito se Salvador, ACM Neto, porém, a principal aposta do DEM será em Rodrigo Maia.
Em tom mais comedido, como convém a um candidato, Rodrigo Maia afirma que é apenas candidato a deputado federal. Porém, o discurso é forte, com críticas ao Estado, “que toma todo o nosso dinheiro através dos impostos e não nos devolve nada em serviço”. Maia afirma que o Brasil não pode perder esta chance histórica de “entrar para modernidade”.