Novo modelo de gestão implantado em João Pessoa pela prefeitura do município vem trazendo alegrias e conquistas para a população pessoense. Desde que assumiu o cargo, em 2013, o prefeito Luciano Cartaxo (PV) vem investindo pesado em serviços de saúde, educação, habitação, e mobilidade urbana que vêm melhorando a vida de quem mora na cidade e em regiões próximas.
Em unidades de ensino, por exemplo, o número chega a 106 unidades entregues, entre creches e escolas, que passaram a contar com o novo padrão de qualidade que vem sendo implantado pela gestão na Rede Municipal de Educação, oferecendo mais qualidade no ensino. Dessas unidades, 62 são creches que possibilitam a criança desde os 6 meses ter acesso ao ambiente escolar em tempo integral e o desenvolvimento lúdico dos primeiros conteúdos didáticos.
Esses investimentos em Educação Infantil de qualidade na rede de creches de João Pessoa contribuíram para a Capital paraibana superar as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) no Ensino Fundamental I e atingir as metas no Fundamental II, segundo relatório divulgado no mês de setembro referente ao ano de 2017.
Já em saúde, os investimentos não ficam para trás. Ao assumir a gestão, em 2013, Luciano Cartaxo se comprometeu a oferecer atendimento 100% de urgência e emergência. Naquele momento, a Capital contava apenas com a UPA Oceania, instalada no Retão de Manaíra, mas desde então, já foram construídas mais três unidades, em Valentina, Cruz das Armas e nos Bancários, tornando João Pessoa a única Capital do Nordeste com cobertura 100% deste tipo de serviço.
Nos serviços de mobilidade urbana, a novidade é o Ação Asfalto. Lançado em 2017, o programa já atingiu até o momento 150 quilômetros de vias asfaltadas ou recapeadas na cidade. São 32 bairros contemplados com as obras que melhoram a malha viária e contribuem para a criação de vias alternativas, diminuindo as distâncias entre os destinos de milhares de pessoas, além de oferecer mais segurança ao tráfego na cidade. Neste período, foram investidos mais de R$ 40 milhões no programa.
Além dos serviços citados, a prefeitura também vem investindo na revitalização do Centro Histórico da Capital, além de incentivar empreendedores de João Pessoa com o que já é maior programa de microcrédito da história da Capital, o Banco Cidadão, entre outros investimentos que vem mudando a qualidade de vida na cidade.
Da Redação