Pressione ESC para fechar

- PUBLICIDADE -


Secretário de saúde de JP faz balanço positivo de campanha ‘Outubro Rosa’

- PUBLICIDADE -

O secretário de Saúde da Prefeitura de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, fez um balanço positivo da campanha Outubro Rosa 2018, que contou com diversas ações em toda a capital paraibana. Ele ainda assegurou que qualquer mulher que for a um posto do Programa de Saúde da Família (PSF) vai conseguir solicitação médica para fazer mamografia, frente às reclamações constatadas pelos Ministérios Públicos Federal e do Estado de que pacientes estariam com dificuldades de acesso a esse serviço.

“O balanço é positivo, apesar de ofertarmos 4,5 mil monografias para o rastreamento do câncer de mama mensalmente, o que não está circunscrito só no mês de outubro”, disse Adalberto.

Durante o Outubro Rosa, pacientes denunciaram dificuldades para marcar os exames de mamografias e rastreamento. Para tentar resolver isso, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Federal (MPF) fizeram uma reunião com gestores de saúde da Capital. Questionado sobre o assunto, Adalberto informou que não foi notificado sobre o assunto.

“Não sei sobre isso. Qualquer mulher que chegue hoje em algum PSF vai ter um médico e um enfermeiro para solicitar o exame. Inclusive, temos 4,5 mil monografias disponíveis e nem chegamos a realizar todas elas”, pontuou o secretário.

O intuito da campanha é de conscientizar e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero.

Para quem quer fazer a monografia e não realizou no mês de outubro, Adalberto relembra que os exames são disponibilizados o ano inteiro. “É rotina. A gente apenas usa o Outubro Rosa para chamar atenção para o problema”, finalizou.

- PUBLICIDADE -

- PUBLICIDADE -