O Ibope divulgou neste sábado (27) a última pesquisa do instituto sobre a intenção de voto para o 2º turno da eleição presidencial. Segundo o instituto, Jair Bolsonaro (PSL) venceria se eleição fosse hoje. Mas a distância dele para Fernando Haddad (PT) diminuiu.
Vamos ver agora a pesquisa com os votos válidos, que excluem os brancos, nulos e o percentual de eleitores indecisos. Um candidato é eleito no segundo turno se conseguir cinquenta por cento dos votos válidos mais um voto.
A probabilidade de os resultados retratarem a realidade é de noventa e cinco por cento, com margem de erro de dois pontos – para mais ou para menos.
Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes:
- Jair Bolsonaro (PSL): 54%
- Fernando Haddad (PT): 46%
Na pesquisa anterior, Bolsonaro tinha 57% e Haddad, 43% dos votos válidos.
Nos votos totais, os resultados foram os seguintes:
- Jair Bolsonaro (PSL): 47%
- Fernando Haddad (PT): 41%
- Em branco/nulo: 10%
- Não sabe: 2%
Na pesquisa anterior, Bolsonaro tinha 50% e Haddad, 37%.
Rejeição
A pesquisa também apontou o potencial de voto e rejeição para presidente. O Ibope perguntou: “Para cada um dos candidatos a Presidente da República citados, gostaria que o(a) sr(a) dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele”?
Jair Bolsonaro
- Com certeza votaria nele para presidente – 39%
- Poderia votar nele para presidente – 10%
- Não votaria nele de jeito nenhum – 39%
- Não o conhece o suficiente para opinar – 11%
- Não sabem ou preferem não opinar – 1%
Fernando Haddad
- Com certeza votaria nele para presidente – 33%
- Poderia votar nele para presidente – 12%
- Não votaria nele de jeito nenhum – 44%
- Não o conhece o suficiente para opinar – 10%
- Não sabem ou preferem não opinar – 2%
Sobre a pesquisa
- Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos
- Entrevistados: 3.010 eleitores
- Quando a pesquisa foi feita: 26 a 27 de outubro
- Registro no TSE: BR‐ 02934/2018
- Nível de confiança: 95%
- Contratantes da pesquisa: TV Globo e “O Estado de S.Paulo”
- O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.
G1