Ao conclamar os eleitores paraibanos para comparecerem às urnas neste segundo turno das eleições para escolher o futuro presidente da República, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TREPB), desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, se mostrou otimista quanto ao atendimento da sua convocação: “Acredito que teremos grande participação do eleitor, inclusive com redução na abstenção do primeiro turno”, revelou.
O índice de abstenção, no primeiro turno das eleições na Paraíba foi de 15%, mas o trabalho que vem sendo realizado pela Justiça Eleitoral para a conscientização da importância do voto e pelos próprios candidatos, em uma disputa polarizada como a que vivemos neste pleito, vem contribuindo para uma maior participação.
A exemplo do primeiro turno, o resultado das eleições de amanhã na Paraíba deve ser conhecido até às 20h. O desembargador Carlos Martins Beltrão Filho disse que a expectativa é que a totalização dos votos ocorra de forma célere e no máximo em até três horas do enceramento da votação os votos do Estado estejam 100% apurado.
Segundo ele, todo planejamento que foi feito está sendo cumprido passo a passo, e por isso, espera ter o mesmo êxito das eleições realizadas no último dia 7. “Apesar do nosso planejamento, da celeridade no processo de apuração, e até mesmo pelo fato de haver apenas um cargo na disputa, não podemos descartar a possibilidade de haver alguma ocorrência que ocasione atraso no encerramento da votação em algumas seções, como costumam ocorrer”, comentou.
Mesmo com o encerramento da votação às 17h, a Justiça Eleitoral não pode descartar a ocorrência de atrasos em algumas seções, que podem passar do horário, por de fila ocasionadas por substituição de equipamentos ou outros eventuais problemas, de modo que a Justiça Eleitoral só poderá concluir a totalização quando a última seção remeter as suas informações.
PB Agora