Ao desembarcar na noite desta sexta-feira (26) no Aeroporto de Fortaleza, após temporada de férias na Europa, Ciro Gomes(PDT) vai quebrar a expectativa sobre se vai se engajar fortemente nesta reta final de campanha de Fernando Haddad (PT) ou não. O pedetista é considerado por alguns como fundamental para uma “virada” neste momento decisivo da campanha.
No PT cearense há um misto de esperança e indiferença. “A campanha está terminando. Nossa expectativa é preparar uma ofensiva. Não tem expectativa nem que sim, nem que não”, resume sobre Ciro o deputado federal José Guimarães (PT). Já o petista Nelson Martins, chefe da Casa Civil cearense, acha “de extrema importância um posicionamento do Ciro, porque hoje é uma liderança não só do Ceará, mas nacional”, segundo reportagem do Diário do Nordeste.
O PDT estadual, por sua vez, parece ter um pensamento único sobre o caso. O presidente da Assembleia, José Albuquerque, reconhece a pressão para que Ciro se posicione mais fortemente, mas despista: “Qualquer posição nova sobre o assunto vai depender do próprio Ciro, só ele mesmo pode dizer”.
Para o presidente estadual do PDT, André Figueiredo, “É uma questão de âmbito pessoal. O PDT deliberou pelo apoio crítico ao Haddad. Alguns companheiros nossos estão mais envolvidos em campanha, outros não tanto. Mas o apoio institucional do PDT é totalmente direcionado ao Haddad”.
Brasil 247