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Na reta final da campanha eleitoral, levantamento mostra que João Azevêdo foi o candidato ao governo que mais gastou; Valor ultrapassa os R$ 4 milhões

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Faltando três dias para as eleições, o site Bastidores da Política PB decidiu fazer um levantamento dos recursos recebidos e das despesas contratadas pelos cinco candidatos ao Governo da Paraíba no período de campanha. Todos os dados foram retirados da plataforma de prestação de contas do Tribunal Superior Eleitoral disponibilizados até o final da manhã desta quinta-feira (4).

O candidato pelo Partido Socialista Brasileiro, João Azevêdo, foi o que mais teve despesas com a sua campanha, tanto nas ruas, quanto na internet, rádio, jornais e TVs. O socialista acumulou uma despesa de R$ 4.195.956,52, maior inclusive do que os recursos recebidos que somaram R$ 3.506.729,00. O limite de gastos dos candidatos nestas eleições deve ser de até R$ 5.600.000,00.

Já o senador José Maranhão (MDB) ocupa o segundo lugar da lista de maiores gastos entre os candidatos ao governo, somando R$ 3.455.710,36, a maior parte com empresas de comunicação e gráficas. O emedebista ainda não gastou tudo o que ganhou, já que os recursos recebidos somados bateram R$ 4.166.000,00.

Em terceiro lugar aparece o candidato pelo Partido Verde, Lucélio Cartaxo, com uma despesa de R$ 1.871.575,60, pouco mais do que o total de recursos recebidos, que foi de R$ 1.321.428,59.

Ao contrário dos candidatos mencionados até o momento, Tárcio Teixeira (Psol) não gastou nem um terço dos R$17.951,07 recebidos, a maior parte (R$ 9 mil) vinda da vaquinha virtual, novidade destas eleições. Somados, os gastos do assistente social foram de R$ 2.737,76.

Rama Dantas, a candidata única pelo PSTU, que não montou chapa por falta de recursos, gastou apenas R$997,16 na sua campanha, não ultrapassando os R$ 1.025,00 recebidos de pessoas físicas que decidiram investir na candidata.

Segundo o calendário eleitoral, os candidatos têm até o fim desta quinta-feira (4) para gastar com a campanha em rádios e sistemas de televisão, até o dia 5 para fazer divulgação de propaganda paga na imprensa escrita e na cópia de jornais impressos, divulgados na internet com campanhas eleitorais e até o dia 6 para fazer propaganda por meio de alto-falantes, distribuição de material gráfico e através de caminhada, carreata, passeata ou carro de som.

Para conferir a prestação de contas dos candidatos clique aqui.

 

Redação Bastidores da Política

Maryjane Costa

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