Durante solenidade na manhã desta quinta-feira (7), a prefeitura de João Pessoa assinou ordem de serviço e deu início às obras que darão cara nova ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara, conhecido como Parque da Bica, um dos espaços públicos de contemplação e lazer mais frequentados pela população do município.
Serão investidos R$ 8,5 milhões para mudanças profundas na Bica, assim como foi feito no Novo Parque da Lagoa, e com o objetivo de valorizar a região onde nasceu a cidade.
O prefeito inseriu as obras da Bica dentro de um projeto amplo de transformações no Centro Histórico que começou com o resgate de espaços como as praças da Independência, João Pessoa e 1817, da Galeria Augusto dos Anjos, do Hotel Globo, da Casa da Pólvora e o Centro Cultural Pavilhão do Chá.
Entre as obras previstas, também serão realizadas a limpeza do Lago das Cinco Fontes, a construção de novo recinto para os grandes felinos e criação do Museu Arruda Câmara, onde será possível conhecer a história do Parque, da flora local, além dos animais que ali vivem sob os cuidados de biólogos e especialistas mantidos pela Prefeitura.
Autorizadas pelo Iphan, Iphaep e Semam, as obras serão realizadas durante 15 meses e em etapas, permitindo que a Bica continue aberta ao público.
O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a Bica é um dos espaços de lazer mais frequentados pela população de João Pessoa. “O projeto de requalificação vai oferecer, primeiramente, mais conforto para os animais. Esse é um compromisso com o ambiente e com as pessoas, com os usuários. Quando falamos meio ambiente estamos incluindo as pessoas. Isso é muito importante. Nesse sentido a Bica vai oferecer um espaço generoso, seguro e confortável para a população”, disse.