Durante reunião com os vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta segunda-feira (30), o presidente da Casa, vereador Marcos Vinícius (PSDB), apresentou a programação do ‘HackFest + Virada Legislativa: Por Uma Sociedade Politicamente Participativa’, evento realizado pelo Legislativo Municipal, Ministério Público da Paraíba (MPPB), Controladoria-Geral da União (CGU), Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), de 16 a 19 de agosto, na Estação Cabo Branco, Ciência e Arte, em João Pessoa.
A programação do evento conta com painéis, palestras, maratonas e oficinas sobre Transparência e contas públicas; combate à corrupção, tecnologia e desafios; educação; ciência de dados e corrupção; educação fiscal; economia e corrupção.
“Estamos mobilizando toda a Câmara Municipal e instituições parceiras para que, junto com a sociedade, pensarmos propostas de aprimoramento na transparência pública, criação de leis e mecanismos que melhorem o dia a dia do pessoense”, declarou o vereador Marcos Vinícius (PSDB) presidente da CMJP.
“Hackfest se solidifica como um movimento muito importante de desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, principalmente agora em que a Câmara está como parceira. Isso ajuda não só a desenvolvermos a ferramenta tecnológica, mas também trazer a sociedade para dentro do Legislativo através dessas ferramentas”, afirmou o vereador Marcos Henriques (PT).
Maratona
Encontram-se abertas as inscrições para a ‘Maratona por mudança’, evento que integra o ‘HackFest + Virada Legislativa’. As inscrições devem ser feitas por formulário eletrônico na internet, disponibilizado no hotsite do HackFest. Podem participar pessoas físicas a partir dos 16 anos de idade. As regras estão no regulamento disponível no site do evento.
Estão sendo oferecidas 250 vagas para a maratona, sendo 60% delas destinadas, prioritariamente, a estudantes e profissionais que declararem, no formulário de solicitação da inscrição, possuir experiência em Tecnologia da Informação (TI) e áreas correlatas. As demais vagas serão preenchidas por estudantes e profissionais de outras áreas que possam contribuir nas equipes para a concepção e desenvolvimentos dos aplicativos.
Os participantes da ‘Maratona por mudança’ formarão equipes que trabalharão na produção de aplicativos e de projetos de lei de iniciativa popular, que fomentem a participação social na política, o controle social, a melhoria de serviços públicos e o combate à corrupção. Cada grupo terá, no mínimo, quatro integrantes e, no máximo, seis.
Após a apresentação dos produtos desenvolvidos pelas equipes, serão escolhidos como finalistas as 10 equipes melhores avaliadas (três da produção de leis e sete de desenvolvimento de softwares), que serão premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze.
O ‘HackFest + Virada Legislativa’ ainda conta com o apoio de vários parceiros, como Ibis, Atricon, MPF, Aspol, ANTC, AMPB, Funifier, Polícia Federal, Instituto dos Auditores Internos, AMPB, CGE, TCE, UFPB, Castanhola, Transparency International, Contas Abertas, Anid, Data Robot, Five ACTS, Receita Federal, SindContas e Unipê.
Programação dia 16
15h – Abertura – Solenidade, Mesa, falas de autoridades, Vídeo Institucional com o histórico explicativo do evento.
15h30 – Palestra com o Ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário
16h30 – Palestra
17h30 – Integração – Coffe de integração e networking
18h30 – Palestra Nivelamento – Maratonas
19h30 às 23h – Toró Maratonas
Programação dia 17
8h às 23h – Maratonas
9h às 10h – Palestra com o educador português José Pacheco
14h às 17h30 – Oficina – Ministrada pela designer e auditora fiscal do TCU, Carla Ribeiro Motta
15h às 16 – Palestra com o Doutor em Gestão e Mestre em Ciências da Educação e Valores Humanos, Carlos Sebastião Andriani
17h às18h – Palestra com o coordenador geral de atendimento da Receita Federal, Antônio Henrique L. Baltazar
18h às 18h30 – Palestra – Data Robotics
19h às 19h30 – Palestra – Imagem
Programação dia 18
8h – Maratonas
14h às 17h30 – Oficina – Ministrada pela designer e auditora fiscal do TCU, Carla Ribeiro Motta
14h às 15h Palestra com o diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS-Rio), Fabro Steibel
15h às 16h – Palestra com o Consultor Legislativo do Senado Federal, João Trindade Cavalcanti Filho
Programação dia 19
8h – Maratonas