Encontram-se abertas as inscrições para a ‘Maratona por mudança’, evento que integra o ‘HackFest + Virada Legislativa: Por Uma Sociedade Politicamente Participativa’. As inscrições devem ser feitas por formulário eletrônico na internet, disponibilizado no hotsite do HackFest, até o próximo dia 2 de agosto. Podem participar pessoas físicas a partir dos 16 anos de idade. As regras estão no regulamento disponível no site do evento.
A iniciativa, que estimula a discussão e a produção de ferramentas tecnológicas para atuarem na interação da sociedade com a gestão pública, acontece de 16 a 19 de agosto na Estação Cabo Branco, Ciência e Arte, em João Pessoa, numa promoção conjunta entre o Ministério Público da Paraíba (MPPB), Controladoria-Geral da União (CGU), Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
“A Câmara Municipal de João Pessoa está convidando os cidadãos pessoenses a pensarem concosco, com o MPPB, CGU, PMJP, UFPB, UFCG, e ainda para o pessoal do ITS-Rio, que volta para conduzir mais uma ‘Virada Legislativa’, propostas para uma cidade melhor, seja na criação de novas leis, de mecanismos de transparência e de iniciativas que melhorem o dia-a-dia dos que vivem em nossa capital João Pessoa”, comentou o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB).
Trabalho em equipe
Estão sendo oferecidas 250 vagas para a maratona, sendo 60% delas destinadas, prioritariamente, a estudantes e profissionais que declararem, no formulário de solicitação da inscrição, possuir experiência em Tecnologia da Informação (TI) e áreas correlatas. As demais vagas serão preenchidas por estudantes e profissionais de outras áreas que possam contribuir nas equipes para a concepção e desenvolvimentos dos aplicativos.
Os participantes da ‘Maratona por mudança’ formarão equipes que trabalharão na produção de aplicativos e de projetos de lei de iniciativa popular, que fomentem a participação social na política, o controle social, a melhoria de serviços públicos e o combate à corrupção. Cada grupo terá, no mínimo, quatro integrantes e, no máximo, seis.
Após a apresentação dos produtos desenvolvidos pelas equipes, serão escolhidos como finalistas as 10 equipes melhores avaliadas (três da produção de leis e sete de desenvolvimento de softwares), que serão premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze.
O evento
Paralelamente à maratona, durante os quatro dias de evento, haverá painéis, palestras e oficinas, trazendo um conteúdo diferenciado para atender diversos públicos. O HackFest é um evento para discussão e produção de ferramentas tecnológicas que serão aliadas na interação da sociedade com a gestão pública. É uma oportunidade importante para ampliar o diálogo sobre políticas entre a sociedade e os poderes públicos. Em 2017, participaram do HackFest 180 maratonistas, mais de 3 mil participantes e mais de 30 horas de atividades.
O evento ainda conta com o apoio de vários parceiros, como Ibis, Atricon, MPF, Aspol, ANTC, AMPB, Funifier, Polícia Federal, Instituto dos Auditores Internos, AMPB, CGE, TCE, UFPB, Castanhola, Transparency International, Contas Abertas, Anid, Data Robot, Five ACTS, Receita Federal, SindContas e Unipê.
Programação da maratona
16/08 – Abertura, credenciamento, nivelamento, produção de ideias e formação de equipes;
17 e 18/08 – Desenvolvimento
19/08 – Apresentação dos resultados e divulgação dos classificados
CMJP