Prego batido e ponta virada. Pelo menos no aspecto propaganda, as pré-candidaturas de João Azevedo (PSB), José Maranhão (MDB) e Lucélio Cartaxo (PV) partem na frente em relação aos outros nomes postos para a disputa do governo do Estado. Os três já definiram os marqueteiros que vão comandar a campanha eleitoral. A definição é o primeiro passo, digamos assim, para quem quiser medianamente ter sucesso no pleito.
Dos três, o único que optou por uma solução caseira foi o senador José Maranhão. O marketing da campanha dele será feito por Ruy Dantas. Ele repete a estratégia que rendeu a ele a eleição para o cargo no Senado, em 2014. Na época, apesar do histórico de três gestões à frente do governo estadual, o emedebista foi para a disputa desacreditado. No pleito atual, o grande desafio da equipe será desvincular o parlamentar do impopular e radioativo presidente Michel Temer (MDB).
João e Lucélio atravessaram a ponte de Goiana e foram buscar suas referências eleitorais no Recife. Diego Brandy é argentino e tem coordenado os trabalhos no jardim dos girassóis, campo fértil das suas campanhas no estado vizinho há muitos anos. Ele trabalhou nas eleições de Eduardo Campos (PSB), já falecido, para o governo do Estado; Geraldo Júlio (PSB), para prefeito do Recife, e Paulo Câmara (PSB), para o governo pernambucano. É conhecido por uma habilidade acima do comum para ler e aplicar nas campanhas o resultado das pesquisas qualitativas de consumo interno.
Com um histórico parecido com o de Brandy está Ricardo Melo, responsável pelo marketing da campanha de Lucélio. Os dois marqueteiros, inclusive, poderão trabalhar juntos na campanha pela reeleição do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, neste ano. Melo, além da participação nas campanhas de Geraldo Júlio e Paulo Câmara, também trabalhou na reeleição do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), em 2016. Dois anos antes, em 2014, ajudou na reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB).
Com os nomes definidos, só falta agora botar o bloco na rua…
Jornal da Paraíba