As eleições de 2020 foram marcadas pela Internet, de uma forma muito ampla, desde as tradicionais redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) até a onda do momento que é o Whatsapp. E não podemos deixar de falar das Fake News. Porém, algo muito maior está sendo ignorado: o discurso assertivo!
As diversas ferramentas foram essenciais, mas aqueles candidatos que tiveram êxito trabalharam seu discurso, suas ideias, suas propostas antes e durante a campanha eleitoral. Uma coisa é fato: não se dá resultado tendo apenas a rede social ativa na véspera da campanha. Quem teve êxito fomentou suas redes sociais durante no mínimo dois anos.
Partindo da plataforma Digital assistimos “Comícios Digitais”, Lives com centenas e milhares de pessoas ouvindo seu candidato. Se você quer ganhar a eleição em 2022, saiba que você vai precisar ter conteúdo e cultivar uma rede social bem ampla. Ou seja, foque na Pré-Campanha desde já!
Outra lição que temos que fixar para 2022 é justamente entender que não se transpõe a campanha política offline (na rua) para o digital. O segredo está no equilíbrio de ambas e ter um conteúdo especifico para cada movimento. O que se coloca na rede não é o mesmo que se coloca no panfleto. Também não existem milagres, se o candidato não colaborar e compreender estas duas técnicas (off e on) ele não vai decolar.
Quando falamos em Internet X Rua devemos lembrar do básico da comunicação de uma campanha: “Posicionamento de Marca”, saber o foco do candidato, a Imagem que ele vai passar e principalmente suas propostas. Isso deve ser construído agora 2021/2022.
Felipe Miranda Comunicação e Marketing Político